terça-feira, 10 de abril de 2012

Coluna da JSD no VMT do mês de Abril

Numa altura em que o desemprego jovem atingiu os 35% em Portugal e em que vemos o nosso concelho, Mação, bem alto no ranking nacional de percentagem de população com 65 anos ou mais em relação ao total, valor que está perto de atingir os 40%, não podemos aceitar e resignar-nos à triste realidade que nos impõem e ao futuro que nos preparam. Compreendemos que tais números possam não ter um só culpado, e possam não ser fruto do presente, compreendemos que mudar a sua tendência é um desafio dificílimo, mas a JSD Mação procura sempre fazer o possível para melhorar algo no nosso concelho, infelizmente não chega, pois todos estudamos fora e acabamos por desconhecer todas as situações passíveis de melhoramento.
Como o futuro é de todos, e o concelho também, a JSD vem este mês apelar à participação de todos, de forma anónima ou reconhecida, através de e-mail para jsd.macao@gmail.com. Mais do que uma voz activa a JSD Mação quer ser uma voz responsável e só com a ajuda de todos a mudança será possível. 
De louvar a Santa Casa da Misericórdia de Mação que inaugurou no passado dia 30 de Março um novo lar, no edifício do antigo hospital, tendo em contas os actuais níveis de envelhecimento da população de Mação, é o reconhecimento que há pessoas em Mação, nomeadamente o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mação, o Dr. Vasco Estrela, que demonstram uma enorme sensibilidade social para com os maçaenses de todos os níveis etários. Este evento, de enorme importância para a Vila e para o Concelho, contou com a presença de vários deputados e do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, bem como da JSD Mação.
Partilhamos também aqui um excerto do Comunicado da JSD Regional de Santarém acerca do Ensino Superior no nosso Distrito, que a nossa concelhia apoia totalmente: “(…)a JSD Regional de Santarém defende a optimização de recursos, o fim da duplicação de cursos nos dois Politécnicos e o encerramento dos cursos que sistematicamente não têm inscrições ou possuem baixíssimas taxas de empregabilidade após a conclusão dos mesmos.
A adaptação dos cursos ao mercado de trabalho e às reais necessidades das empresas da Região é para nós essencial e a acontecer uma futura reforma, torna-se essencial que as Juventudes partidárias tenham efectivamente o assunto bem estudado e estruturado para uma intervenção construtiva junto do decisor político. (…)”. 
Cada vez mais na nossa opinião, os nossos recursos têm de ser racionalizados e a formação especializada e de qualidade.
Resta-nos apenas dar os Parabéns à equipa de Infantis da Associação Desportiva de Mação que se sagrou campeã Distrital de futsal e à equipa da Liga Regional e de Melhoramentos de Ortiga que se sagrou campeã da séria 1A da Inatel, passando assim aos quartos de final da Liga Inatel no Distrito de Santarém, continuem a elevar o nome do nosso Concelho bem alto são os nossos votos.
Um bom mês a todos, que a Páscoa tenha sido em família e paz, e sejam sempre felizes!

1 comentário:

  1. Fiquei a saber então que construir um lar onde praticamente não se gera emprego, dado que são as mesmas empregadas, onde as mensalidades de estadia no mesmo são proibitivas para 90% do concelho, onde um edificio com 2 andares é o ideal para gente idosa, e onde só pela iluminação se gasta rios de massa, tem como conclusão pela JSD de Mação ser "evento, de enorme importância para a Vila e para o Concelho"

    É assim que anda a politica em portugal e em especial mação!

    PS:já agora, em vez do pavao do min dos assuntos parlamentares, não faria mais sentido o min da seg social?ou ate mesmo da saude?não sei digo eu!

    ResponderEliminar