segunda-feira, 12 de março de 2012

Coluna da JSD no VMT do mês de Fevereiro



No passado dia 26 de Janeiro, a Escola Básica 2,3/Secundária de Mação acolheu a Formação Sub-18, uma iniciativa da JSD. Um workshop que pretende levar, às escolas de todo o país, respostas às perguntas, “o que é a politica?” e “para que serve a politica?”.
Alunos do 9º ao 12º ano encheram o auditório, inicialmente um pouco apreensivos, mas isso mudou rapidamente, tornando-se numa fluida troca de ideias. Os jovens foram colocados em situações em que tiveram de desempenhar um papel activo num processo político, de decisores, em que através de um debate e uma votação chegaram a um consenso.
A Formação contou com a presença de Duarte Marques, líder da JSD e deputado da Assembleia da Republica, mas mais importante de tudo, natural de Mação, como faz sempre questão de salientar, que deixou uma mensagem de apelo e motivação aos jovens, “não tenham dúvidas que os mais esforçados terão sucesso”, “não tenham medo de arriscar para ter um futuro melhor”.
No final todos os jovens chegaram à mesma conclusão, que durante aquele momento em que ali tiveram fizeram politica, e que podem fazê-la no seu dia-a-dia em prol de toda a comunidade, sem terem de se aliar a um partido político.
A JSD Mação prepara-se para receber no dia 19 de Fevereiro (artigo escrito no dia 9 de Fevereiro), o I Congresso Regional da JSD Santarém, um evento ímpar no nosso concelho, que tem previsto a presença de 80 delegados de todo o distrito, alguns convidados e observadores. “Mais Juventude, Melhor Ribatejo!” é a frase do Congresso.
Haverá uma lista candidata, encabeçada por João Leite, que visa dar continuidade ao excelente projecto, que tem vindo a desenvolver ao leme da Regional de Santarém, apostando sempre na descentralização, um congresso em que Duarte Marques se despedirá da Mesa que preside nesta Regional, e ao que tudo indica dois jovens social-democratas de Mação passarão a trabalhar de mais perto com a Comissão Regional, nomeadamente no Gabinete de Estudos.
O blog da candidatura ao órgão é o seguinte:  www.comjuventude.blogspot.com

Um bom mês a todos e sejam felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário